quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Auto-avaliação

O curso do Linux foi bastante interessante, pois este programa não é tão novo, mas em termos de conhecimento para mim sim. Apesar de ter bastante facilidade em trabalhar com o programas do computador, senti um pouco de dificuldades em manusear o programa do Linux, pois como disse é uma coisa nova. É um programa muito bom e fácil de aprender, basta ter força de vontade para buscar as soluções paras as duvidas e somente praticando que se aprende. Até para trabalhar com os alunos ficou melhor. A minha participação foi valida, realizei todas as atividades propostas, particpando de todos os encontros, que foram bem descontraidos.

Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica.



O uso do computador tem trazido muitas transformações em nossas escolas, pois, alunos que jamais tiveram oportunidade de manuseá-lo, estão podendo ter essa experiência maravilhosa. É necessária a utilização do computador na sala de aula uma vez que temos que preparar nossos alunos para os desafios do dia a dia, e até mesmo para o campo de trabalho, que é quase que totalmente utilizado por computadores. Além disso, o computador recurso didático muito importante para diversificar a aula e deve ser usado de maneira integrada e inteligente para que ocorra uma efetiva aprendizagem e uma didática pedagógica de qualidade.

Mapa Conceitual

Este mapa conceitual foi elaborado para a disciplina de Educação Física, trabalhando o conteúdo de Handebol, com 7ª serie.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Mídia em Educação

MÍDIAS DA EDUCAÇÃO

Com a evolução tecnológica presente em nosso cotidiano muitas vezes não percebemos que o rádio é uma excelente opção quando se quer pensar numa educação renovada e mais próxima da realidade dos próprios educando. No módulo sobre rádio e educação percebemos que esta poderá ser um estimulante recurso no processo de aprendizagem capaz de potencializar situações que promovam a comunicação e a construção do conhecimento.
Muitos caminhos podem ser percorridos pelos que se propõem a trabalhar a linguagem radiofônica no processo educativo onde os alunos acompanham as aulas pelo rádio tiram suas dúvidas sobre os exercícios, comunicavam-se com a Rádio-Escola por telefone, cartas ou visita aos estúdios da Emissora.
Ha algumas décadas o rádio tem sido veículo a atingir boa parte da população levando informação, conhecimento e auxiliando a comunidade. Em algumas destas é utilizada para transmitir conhecimentos sistematizados onde os alunos-radiouvintes matriculados recebem, antecipadamente, as apostilas das aulas radiofônicas pelo correio ou na própria Rádio. Acompanhavam as aulas pela Rádio-Escola, resolvem as questões que estão na apostila e as remetem pelo correio ou entregam na Rádio. Quando tem dúvidas sobre os exercícios, comunicam-se com a Rádio-Escola por telefone, cartas ou visita aos estúdios da Emissora.
Deste modo, as Educativas são na verdade Rádios Cidadãs e, como tal, devem ser laboratórios de criação de novos formatos radiofônicos, de linguagens inovadoras e celeiro na formação de profissionais compromissados com o exercício da cidadania.
Diante disso:
· Terão à disposição mais um recurso capaz de exercitar as habilidades comunicativas de toda a comunidade escolar.
· Poderão liberar a imaginação e encontrar novas formas de desenvolver trabalhos escolares, garantindo visibilidade para o esforço despendido.
· Conseguirão ser ouvidos pela comunidade, usando um recurso que valoriza a oralidade e possibilita o uso e desenvolvimento da criatividade.
· Poderão, a partir do rádio, desenvolver projetos de integração de mídias, especialmente pelo uso do computador, tanto no processo de produção quanto de divulgação de seus programas radiofônicos.
· Poderão iniciar o diálogo com um mundo que se encontra para além dos muros de sua escola.

Do sonho aos ares

Desde Santos Dumont até hoje muito já se evoluiu o que para o momento era um grande avanço rapidamente outras a sucederam. Nos tempos passados, o homem lutou para construir um mundo melhor, para que nos dias de hoje termos novas tecnologias, novos produtos que auxiliassem na vida das pessoas, com todas as evoluções que acontecem durante a nossa vida à internet foi muito intensa, onde os recursos foram evoluindo e muitas vezes não conseguimos acompanha-los, portanto essa evolução afeta muito na nossa vida, pois nossos filhos e nossos alunos estão muito mais informados e atualizados. Porem de maneira positiva onde o homem progrediu e a informática também. Cada dia que passa a informática está mais presente na vida pessoal e profissional das pessoas.
Em nossa vida pessoal, precisamos da informática e da tecnologia. Em nosso dia-a-dia estamos ligadas vinte e quatro horas com a tecnologia. Desde o simples acordar, do toque do despertador, até a leitura de um livro no final da noite. A informática também está presente na vida pessoal, como forma de conhecimento, de relacionamento, de desenvolvimento como ser humano, entretenimento, etc.
Na vida profissional, também estamos rodeados de tecnologias e da informática. Observamos que em nossa sociedade ou em qualquer instituição pública ou privada ou em escolas a informática está presente e isso representa um avanço, onde nossas aulas possam se tornar mais atrativas.
Sendo a internet o recurso demonstrado, é impossível não sentir necessidade de utiliza-la e acessa-la, pois ela faz parte da vida, do nosso cotidiano mesmo nas atividades mais corriqueiras.